Década de 50
O New look é o
grande símbolo dos anos 50, junto com a consagração de um nome, Dior!
As cinturas apertadas e as saias volumosas e com muitos
metros de tecido do New Look é o
retorno ao glamour e o luxo que as mulheres se privaram em épocas de guerra, começa
assim, os anos dourados.
É o do auge das tintas para cabelos, e o uso de maquiagem se
torna fundamental. A mulher busca feminilidade, maternidade, casamento, luxo e
da riqueza. Novas tecnologias facilitam o trabalho doméstico, assim, as mulheres
tem mais tempo para se embelezar e cuidar de seus maridos.
Marilyn Monroe e Brigitte Bardot são os dois grandes
símbolos de beleza da década.
Pierre Cardin abre
sua loja em 1953, Gabrielle Chanel
volta com força total em 1954, e vê difundido e copiado seu tailleur-cardigan, Na mesma época o O
francês Roger Vivier lança o salto
agulha. Na Itália, Emilio Pucci com
suas estampas cheias de cores conquista a Europa e os EUA.
O prêt-à-porter é
uma realidade e em 1955, as revistas Elle
e Vogue publicam várias páginas falando
sobre o assunto, o que sinalizava que algo estava se transformando no mundo da
moda. A comercialização de produtos à distância, por catálogos, era muito
comum. Isso era possível pelo serviço de Reembolso Postal dos Correios.
A juventude começa a ter opinião própria, se opondo contra a
geração mais velha.O rock and roll e
o seu ídolo, Elvis Presley, e no cimena James
Dean e Marlon Brando influenciam
o comportamento dessa geração colocando o jeans, a camiseta e a jaqueta de
couro como símbolo da moda jovem. Havia também moda college, com saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos,
sapatos baixos, suéter e jeans.
na Inglaterra, os Teddy-boys usavam jaquetas de veludo colorido e um topete enrolado. Também tinha a geração Beat, estudantes de arte americanos que usavam calças curtas, malhas, sapatos baixos, óculos escuros e preto. A origem do nome Beatles vem do termo beat, a beatlemania de toda uma geração.
na Inglaterra, os Teddy-boys usavam jaquetas de veludo colorido e um topete enrolado. Também tinha a geração Beat, estudantes de arte americanos que usavam calças curtas, malhas, sapatos baixos, óculos escuros e preto. A origem do nome Beatles vem do termo beat, a beatlemania de toda uma geração.
O Brasil está em de progresso social, econômico e cultural e
começa a se projetar com a implantação e o desenvolvimento da Indústria
Automobilística e a criação da Petrobrás. Também é a época da Bossa Nova e do Cinema Novo.
O Rio
de Janeiro dita moda e se espelhando no cinema americano a juventude rebelde com
os playboys e seus carros rabos-de-peixe, usando blusões de couro, topetes e
camisas coloridas. As mulheres liam e seguiam os conselhos das seções femininas
de “O Cruzeiro”; “A Cigarra” e “Manchete. O biquíni faz parte do cotidiano das
brasileiras.
A
Casa Canadá, representa o luxo e o Glamour da sociedade carioca, que podiam
exibir os seus vestidos de luxo nas grandes festas e dos bailes no Copacabana
Palace.
Comentários
Postar um comentário