(Ul)traje de banho- A história do biquíni

Para nós que vivemos no Brasil e nascemos vendo as pessoas na praia de biquíni, é muito estranho pensar que por muitos e muitos anos, as pessoas iam completamente vestidas para a areia.
                                                                                             1900

Existem uma espécie de biquíni retratados nos  mosaicos romanos chamados de strophium. 
                                                                                    Strophium

Em 1810 aqui no Brasil D. João V, com medo dos caranguejos, entrava no mar vestindo um barril. (hahaha)
O traje de banho era feito de lã ou sarja, as pessoas iam à praia com sapatos e  meias e com uma espécie de shorts bufante por baixo da saia.
                                                                       Traje de banho no século XIX

Em 1908, a australiana Annette Kellerman, até tentou cruzar o Canal da Mancha a nado, usando um tipo de  maiô , mas, foi detida por indecência enquanto treinava em Boston. Porém foi  a nadadora, a responsável pela popularização da peça.
                                                               Maiô usado por Annette Kellerman
                                                                         A prisão de Kellerman
Nos anos 10 as roupas começam a diminuir, neste período de mudanças, foi possível ver muitos tipo de trajes de banho, soltinhos listrados, mais justos e ainda pessoas completamente vestidas na areia.
Nesta época foi projetada aqui no Brasil a roupa-boia, uma peça que levava uma câmara de ar para as pessoas não se afogarem pelo visto não deu muito certo.
                                                        Jovens com traje de banho na praia em 1910
                                                                         Imagem de praia em 1910
Nos anos 20, o bronzeado entrou na moda e por isso mesmo as peças diminuíram ainda mais, decotes, braços de fora e pernas ganham destaque, mas não foi tão fácil colocar as pernocas de fora, as mulheres não podem mostrar mais de 15 cm de coxa nas areias, e guardas com fita métrica controlam o tamanho dos trajes de banho. 
                                                                     Apenas 15 cm de coxa era permitido
Nos anos 30, surge o latéx e outras fibras sintéticas, o maiô ganha um novo formato, mais justo ao corpo com ombros e costas de fora e praticamente a perna toda à mostra.
As atrizes de Hollywood ditam moda e usam maiô inteiro e também um modelo de duas peças, mas são proibidas de mostrar umbiguinhos na telona.
                                                                                         1950- maiô

Apenas em junho de 46, o engenheiro francês Louis Réard, projetou 2 peças que deixava o umbigo de fora, chamado de “ o menor maiô do mundo”,  que era basicamente um dois triângulos invertidos de pano ligados por cordas,  um projeto tão escandaloso, que apenas uma stripper chamada Micheline Bernardini, aceitou fotografar a novidade, o nome, sugestivo: biquíni. Atol onde foi testada a bomba atômica! Como ele sabia a polêmica que as duas micro peças causaria,  colocou uma estampa de jornal, com alusão aos títulos. A moça recebeu mais de 50 mil cartas de fãs da peça.

Alguns países proibiram o uso. 10 anos depois de ser inventado,  Brigitte Bardot aparece usando biquíni branco no filme “E Deus criou a Mulher” e as mais ousadas adotaram a peça.
                                                                                        Brigitte Bardot
No Brasil a alemã Miriam Etz, foi a primeira a usar biquíni em uma campanha publicitária em 1948, porém  não mostrava o umbigo, era a peça usada nos anos 30 e 40 por Hollywood.
 Nos anos 50, a atenção está voltada para a cintura, na moda praia não é diferente, tomaras que caia e as calcinhas bem acinturadas marcam época.
                                                                                       Marilyn Monroe

Nos anos 60, a Lycra chega ao mercado, deixando a peça com secagem super rápida e possibilitando uma diversidade maior de estampas e modelos, é criado o maiô engana mamãe. O biquíni branco com cinto do filme 007 vira referência de moda da época.

Década de 60- o famoso biquíni com cinto no filme 007 Contra o Satânico Dr. No
No Brasil, Jânio Quadros, proíbe o uso em 1961. No ano seguinte, Helô Pinheiro, aparece de biquíni, há quem diga que é a musa inspiradora da música Garota de Ipanema, mas há controvérsias.
                                                                                  Helo Pinheiro
Em 64 o estilista Rudi Gernreich cria um modelo que deixa os seios nus, o monokini.

Nos anos 70 o umbigo é o centro das atenções e o biquínis artesanais de crochet viram moda, eles pesavam na água e as brasileiras criam o hábito de enrolar os biquínis nas laterais, que daria origem ao Asa Delta.

Topless ganha as areias na década de 70. Rudi Gernreich em 71 lança o triquíni, uma mistura de maiô com biquíni que conquistou as européias
Nas praias cariocas, Leila Diniz causava polêmica ao mostrar a barriga de 6 meses de gravidez num biquíni.
                                                                                           Leila Diniz 1971
Anos 80 maiôs e biquínis metalizados e fluorecentes. É a vez dos modelos, Asa Delta e Fio dental aqui no Brasil, estes deixam o bumbum completamente exposto.  Apenas as brasileiras adotaram a moda, o resto do mundo continuou usando uma tanga maior.
                                                                 Asa Delta e Fio Delta- Rio de Janeiro
Nos 90, os biquínis voltam a ficar mais comportados, mas em 1996 Chanel ousa na passarela com um biquíni que cobre apenas o mamilo.

É a vez dos acessórios, saídas de praia, shorts, tolhas, protetores solares, chinelos, óculos, vestidos. Uma indústria de moda e beleza está voltada para este público.
1196- Desfile Chanel
Depois dos anos 2000 muitas grifes especializadas no segmento, surgem no país, e com isso, pesquisas de modelagens que beneficiem o corpo e tecidos mais tecnológicos são incorporados as peças. Coleções sazonais são lançadas.
                                                                                        Anos 2000
Este modelo usado pela Kim Kardashian virou moda pela modelagem dar a impressão de deixar o bumbum mais arredondado.
                                                                                  Kim Kardashian
Imagens: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas