Ziggy Stardust- a construção

 Principal símbolo do Glam Rock, o ser mais andrógino e provavelmente o único alienígena, Ziggy Stardust,  alterego de David Bowie, foi um recorte de muitas pessoas e personalidades e teve ajudas importantes.
Ziggy foi criado com a colaboração de  Angela Barnett, sua mulher na época, o nome foi inspirado num músico dos anos 60 chamado Stardust Cowboy e a personalidade teve influência no cantor Vinci Taylor e em Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica. A postura de Ziggy veio de  Gene Vincent, que sofreu um acidente de carro e se apresentava com a perna para trás.
                                                                                      Ziggy Stardust
As roupas incríveis do designer Kansai Yamamoto são sempre lembradas, porém eu vim falar da magnifica maquiagem que deu vida a essa personagem, por trás da pele alienígena e do icônico raio existe um nome, o maquiador Pierre Laroche!
Laroche trabalhou durante 5 anos para  Elisabeth Arden, porém acabou saindo por quererem deixa-lo mais conservador( Ainda bem que não conseguiram). O rapaz, passou a ser freelancer e começou a trabalhar com estrelas do rock e celebridades da época, depois de fazer maquiagem para uma turnê dos Rolling Stones,  acabou conhecendo Bowie. A esfera astral criada pelo make-up artist foi inspiradonas máscaras Kabuki japonesas, outro projeto de sucesso foi o raio para a capa do álbum  ALADDIN SANE (1973)
Bowie e Laroche também trabalharam juntos na capa do álbum Pin-Ups.
                                                                   Pierre Laroche maquiando Bowie


                                                                                ALADDIN SANE (1973)
                                                                                              Pin-ups
A cabeleireira Suzi Fussey ,que acabou se casando com o guitarrista de Bowie, foi responsável pelo corte e cor, na época Ziggy faria uma fotos para o designer Kansai Yamamoto, que pensou num vermelho intenso e corte desalinhado. O cabelo foi todo jogado para a frente e cortado, ficando a parte de cima curta e mais longo na região da nuca.
                                         Angie Bowie e Suzi Fussey ajudando David com suas roupas, 1973

                                                        David Bowie e Kansai Yamamoto no Japão, 1973.
“Não conseguia decidir se estava criando os personagens, se eles me criavam ou se todos éramos um só”. ( Bowie falando sobre Ziggy Stardust quando resolve deixar a personagem).

Imagens: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas