Alexandre Mury





Alexandre Mury, artista, publicitário, designer gráfico e professor faz releituras de obras renomadas com a sua própria imagem. Ele questiona a auto exposição nas mídias atuais.

Comentários

  1. Vale a pena alinhar e conjugar paralelos comparativos com as obras de Cindy Sherman que constrói as paródias em torno de outros artistas e encena de maneira crítica os estereótipos femininos como produto do olhar masculino; com a do Japonês Yasumasa Morimura que cria uma ambiguidade entre a pintura e a fotografia, original e cópia, masculino e feminino, colocando em questão a noção da ficção e a realidade recriando obras de outros artistas usando sua auto-imagem; o Vik Muniz, brasileiro que usa a fotografia como suporte para suas esculturas,pinturas e instalações e não tem seu foco em auto-retratos e sim em releituras de imagens icônicas ou de outros artistas; e a Rosângela Rennó, também, brasileira, que propunha a resignificação de imagens preexistentes e não usa sua auto-imagem na essência do trabalho.
    Este trabalho desenvolvido com auto-retratos tem a ver com a interpretação da Cindy, o referencial de obras do Morimura, o uso da fotografia como suporte do vik e a idéia de resignificação da Rosângela. Entre similaridades e diferenças percebe-se uma estética muito improvisada, vernacular, tupiniquim. Divertido, humorado, irônico, debochado e bastante crítico nas releituras e recriações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas