As Garotas de Alceu


Garotas do Alceu conquistaram o País inteiro!
             
Mineiro de Curvelo, Alceu Penna vem para o Rio de Janeiro para estudar arquitetura, e começa a visitar jornais e revistas para vender os seus desenhos.Logo inicia sua carreira  ilustrando para  O Jornal e O Globo Juvenil. Em 1938 é chamado pra ilustrar uma seção na revista O Cruzeiro, chamada de “Garotas” que abordavam temas atuais de forma irreverente, alegre e inteligente e eram desenhadas com traços que ficavam entre o sensual e o lúdico, vestidas na moda e desfrutando das praias, bailes, cinema, enfim, do melhor que a vida social do Rio de Janeiro podia oferecer, conquista rapidamente a juventude entre 14 e 24 anos, as meninas imitam tudo, roupas, atitudes, penteados, maquiagens. Os meninos suspiram pelas ousadas Garotas do Alceu. Foram 28 anos ilustrando As Garotas de Alceu.
Accioly Neto,e Millôr Fernandes colaboravam com os pequenos textos que acompanhavam os desenhos.

 
Alceu se faz figurinos para Carmem Miranda e se encontra com Walt Disney onde Acompanha a produção de Alô, Amigos e Você já foi à Bahia?Durante a Segunda Guerra, com Paris, dominada pelos alemães, o Brasil também sofria com a falta de material vindo da capital francesa. A solução mais uma vez veio de Acciloy Neto: Alceu Penna se tornaria então estilista, dando ênfase à criação dos trajes de suas Garotas. No final da década de 50 era também o maior crítico de moda do país.

A partir de 1968, desenhou roupas para os desfiles da Rhodia, que tinham textos de Carlos Drummond de Andrade e Torquato Neto, músicas de Caetano Veloso e Jorge Ben e cenários de Cyro del Nero.Conviveu com os estilistas como Pierre Cardin e Yves Saint-Laurent. Em 75 descobre que tem hipertensão. Morre 5 anos depois.
Estampas de Alceu Penna.


Imagens: reprodução

 PS:Este texto foi pesquisado e escrito por mim. Entenda

Comentários

Postagens mais visitadas