domingo, 22 de abril de 2012

Década de 50



O New look é o grande símbolo dos anos 50, junto com a consagração de um nome, Dior!
As cinturas apertadas e as saias volumosas e com muitos metros de tecido do New Look é o retorno ao glamour e o luxo que as mulheres se privaram em épocas de guerra, começa assim, os anos dourados. 

É o do auge das tintas para cabelos, e o uso de maquiagem se torna fundamental. A mulher busca feminilidade, maternidade, casamento, luxo e da riqueza. Novas tecnologias facilitam o trabalho doméstico, assim, as mulheres tem mais tempo para se embelezar e cuidar de seus maridos.
Marilyn Monroe e Brigitte Bardot são os dois grandes símbolos de beleza da década.
Pierre Cardin abre sua loja em 1953, Gabrielle Chanel volta com força total em 1954, e vê difundido e copiado seu tailleur-cardigan, Na mesma época o O francês Roger Vivier lança o salto agulha. Na Itália, Emilio Pucci com suas estampas cheias de cores conquista a Europa e os EUA.

O prêt-à-porter é uma realidade e em 1955, as revistas Elle e Vogue publicam várias páginas falando sobre o assunto, o que sinalizava que algo estava se transformando no mundo da moda. A comercialização de produtos à distância, por catálogos, era muito comum. Isso era possível pelo serviço de Reembolso Postal dos Correios.

A juventude começa a ter opinião própria, se opondo contra a geração mais velha.O rock and roll e o seu ídolo, Elvis Presley, e  no cimena James Dean e Marlon Brando influenciam o comportamento dessa geração colocando o jeans, a camiseta e a jaqueta de couro como símbolo da moda jovem. Havia também moda college, com saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.
na Inglaterra, os Teddy-boys usavam jaquetas de veludo colorido e um topete enrolado. Também tinha a geração Beat, estudantes de arte americanos que usavam calças curtas, malhas, sapatos baixos, óculos escuros e preto. A origem do nome Beatles vem do termo beat, a beatlemania de toda uma geração.



O Brasil está em de progresso social, econômico e cultural e começa a se projetar com a implantação e o desenvolvimento da Indústria Automobilística e a criação da Petrobrás. Também é a época da  Bossa Nova e do Cinema Novo.
O Rio de Janeiro dita moda e se espelhando no cinema americano a juventude rebelde com os playboys e seus carros rabos-de-peixe, usando blusões de couro, topetes e camisas coloridas. As mulheres liam e seguiam os conselhos das seções femininas de “O Cruzeiro”; “A Cigarra” e “Manchete. O biquíni faz parte do cotidiano das brasileiras.
A Casa Canadá, representa o luxo e o Glamour da sociedade carioca, que podiam exibir os seus vestidos de luxo nas grandes festas e dos bailes no Copacabana Palace.




Imagens: Reprodução
 PS:Este texto foi pesquisado e escrito por mim. Entenda 

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