Casa Canadá


Nos anos dourados brasileiros era um luxo vestir uma roupa da Casa Canadá.
Nos anos 50, a França ditava a elegância, e a Casa Canadá importava modelos dos melhores criadores franceses que eram usadas por pessoas da alta sociedade brasileira.

A Casa Canadá pertencia a Mena Fiala e sua irmã Cândida. As irmãs nasceram em Petrópolis e a prendeu com as irmãs Falconi a fazer chapéus e a costurar com Marietta Pongetti.  Em 1928 Mena se casa e muda para o Rio de Janeiro. Em 1930 monta a Casa de Peles Canadá. Em 1944, é aberta a Canadá de Luxe, a primeira grande casa de alta costura do Brasil. No dia 17 de julho do mesmo ano, acontecia o primeiro desfile com manequins, treinadas pelas irmãs. Foi o primeiro passo para desfiles de moda como apresentação de tendências à imprensa e ao público consumidor. Mena e Cândida também foram responsáveis pelo primeiro prêt-à-porter do país.

A Casa Canadá Também reproduzia as peças que compravam dos famosos criadores. Cândida ia cinco vezes por ano a Paris e trazia modelos de estilistas como Balenciaga, Dior e Jacques Faith. A roupa era desmontada e a sua modelagem e costura estudadas, este processo resultou no aperfeiçoamento da mão de obra, tornando a Casa Canadá um laboratório de costura, formando ótimos profissionais. Até os tecidos eram reproduzidos, D. Mena encomendava para as indústrias têxteis tecidos iguais aos que eram trazidos da Europa.
O famoso Dener inicia sua carreira desenhando para a Casa Canadá.
A Casa não era só reprodução, alguns modelos europeus eram adaptados para o clima brasileiro.
Com a D. Mena foi instituída e respeitada a hora marcada e a data de entrega.

Os desfiles iniciavam pontualmente, barrando, quem fosse, ao chegar atrasado. E era este método e esta organização, que permitia à Casa Canadá entregar pontualmente os 4 ou 5 modelos encomendados por cada cliente, em ocasiões como o Sweepstake no Jockey Club.

Em 1967, a loja fechou as portas, Mena e Cândida continuaram dirigindo desfiles até 1972. Mena Fiala morreu em 2001.

Imagens: Reprodução

 PS:Este texto foi pesquisado e escrito por mim. Entenda 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas