“Sou maluco para te amar e louco para te salvar“


José Datrino, era um homem comum, casado, dono de uma transportadora, até que um dia em Niterói, lugar que vivia, o circo da cidade pega fogo, matando mais de 500 pessoas e muitas delas crianças, alguns dias depois do acidente Datrino acordou ouvindo "vozes astrais" falando para ele abandonar os bens materiais. Nascia aí o Profeta Gentileza, também chamado Jozze Agradecido, ele foi até o local do incêndio, plantou flores onde eram cinzas e começou a divulgar mensagens de amor, consolar as pessoas a cidade, se alguém falasse que ele era louco a resposta era, “Sou maluco para te amar e louco para te salvar“..."seja maluco mas seja como eu, maluco beleza, da natureza, das coisas divinas."
Gentileza não aceitava dinheiro das pessoas, e dizia: "cobrou é traidor - o padre está esmolando, o pastor tá pastando e o Papa tá papando, papão do capeta capital".
O Profeta foi além do Rio de janeiro e em uma dessas andanças em Mato Grosso, foi prezo por pregar sem a bíblia, teve seus cabelos cortados e seu estandarte quebrado. Sobre pregar sem a bíblia ele respondeu: "Quem é mais inteligente, o livro ou a sabedoria? Não é a sabedoria? Então eu sou a sabedoria, nós somos a sabedoria de Deus."
Depois disso ele voltou ao Rio mudado, com outras roupas, terno e cartola.

Mais tarde inspirado em seu herói Tiradentes, que ele chamava de SSENHORR PAPAI JOAQUIM, ele vai a Ouro Preto e os estudantes sugerem o uso de uma bata, que se tornou sua marca.


Nos anos 80 o profeta deixa suas mensagens também em muros, 56 escritos sobre pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, muitas foram depredadas e até apagadas e alguns anos mais tarde restauradas.
 Gentileza tinha uma linguagem própria, cheia de símbolos e referência religiosas, AMORRR, tinha 3 letras R: um R do Pai, um R do Filho, um R do Espírito Santo, UNIVVVERRSSO é a criação conjunta de Pai, Filho, Espírito.
As mensagens iam além da religião, falavam do capitalismo, e da maneira que o homem aceita tudo por dinheiro.



Morre em 1996 aos 79 anos.

Imagens: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas