quarta-feira, 16 de março de 2016

François Nars

François  Nars nasceu em Tarbes no sul da França e por influencia da mãe, que era apaixonada por moda, se interessou por editoriais de moda desde cedo. Sua inspiração foi a sofisticação do estilista Yves Saint Laurent, a sagacidade do fotógrafo Guy Bourdin, e o glamour de estrelas do cinema,  como Catherine Deneuve.

Resolveu estudar a arte da maquiagem na Carita Makeup School e com seu olhar visionário começou a refinar a beleza dos anos 80.

 

O rapaz, se mudou para Nova York em 84, lá, se juntou com o fotógrafo Steven Meisel e com o Hair Stylist Oribe Canales, o trio produziu material para as maiores revistas e chamou atenção dos estilistas e celebridades.

                                           Capa da Vogue com maquiagem de Nars na década de 80.

Marc Jacobs, Karl Lagerfeld e Versace, admiravam sua capacidade de criar looks icônicos. Nars queria destacar a personalidade de cada mulher através da maquiagem, e para isso em plena década de 80, criou um visual limpo, onde a individualidade era fundamental, incentivando a mostrar até o diferente, um visual único. Ele incentivou os fotógrafos a buscarem o rosto que estava perdido atrás do excesso de maquiagem, o natural veio a tona sem deixar de ser impactante e dramático. A maneira que o artista encontrou para isso, foi usar uma variedade mínima de produtos, encontrando assim, um equilíbrio.

                                                                                     Harper  Bazaar

Em um momento, a revista Harper Bazaar deu total liberdade para Francois Nars apresentar sua beleza, e ele, ousado, levou apenas um batom, que foi aplicado nas maçãs do rosto, olhos e lábios.
Pela primeira vez, o rosto sem maquiagem é mostrado em uma revista. Esta foi a origem do produto The Multiple, tão conhecido da marca.

“O QUE ME INTERESSA É O CARÁTER, EU SEMPRE FUI ATRAÍDO POR ROSTOS COM PERSONALIDADE, FORÇA E UMA TRANQUILIDADE ÚNICA. ESSA É A BELEZA. “- François Nars

                                                       Francois Nars e Madonna por Steven Meisel

Nars foi o único a fazer 26 capas da Vogue Americana consecutivamente, mudando os padrões de beleza da época.

François ajudou a reinventar a Madonna nos anos 90, revelando aspectos de sua personalidade que ninguém nunca tinha visto.

Sentindo falta de produtos como ele gostava, em 1994, o artista lança a sua própria marca de maquiagens, inicialmente 12 batons altamente pigmentados e em cores essenciais. A embalagem dos produtos minimalista , emborrachada e fosca, surpreendeu a indústria cosmética e foi premiada.

 

 

Com nomes provocativos como: Deep Throat e Sex Machine, Hot Voodoo, Love Devotion, Sexual Healin, Promiscuous, Sex Appeal, Seduction e o blush Orgasm, que é campeãor de vendas até hoje, Nars escancara o poder sexual que contém em cada cor e textura das maquiagens.

                                                                                    Makeup Your Mind

François  Nars trabalha como fotografo desde 1996, e tem publicados os livros: X-Ray (1999) e Nars 15×15 (2009), e os tutoriais de beleza: Makeup Your Mind (2001) e sua versão atualizada, Makeup Your Mind: Express Yourself (2011).

 Vogue Japan Junho de 2012 Photographer: François Nars Model: Daria Strokous Stylist: Patti Wilson Makeup: Lena Koro Hair: Eugene Souleiman

A Nars cosmétics é uma marca da Shiseido desde 2000, porém Frans Nars ainda colabora no design das embalagens e publicidade. Em 2009, Nars foi convidado a desenvolver a linha de maquiagens de Marc Jacobs. Em um desfile de Jacobs, Nars desenvolveu uma maquiagem diferente para cada 65 peças de roupas apresentadas.

                                                           Backstage Marc Jacob’s SS2014 New York

 

“SEMPRE ME SENTI COMO EU PODERIA FAZER MAQUIAGEM SEM TANTOS PRODUTOS. . . A PARTE DIVERTIDA DE FAZER MAQUIAGEM É REALMENTE MISTURAR AS COISAS.” FRANÇOIS NARS

                                                                   TILDA POR NARS S/S 2015

 

Imagens: Reprodução

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